Kia Rio_TCOO Kia Rio é o carro com custos totais de utilização mais baixos nesta análise da 4Fleet sobre oito modelos do concorrido segmento C. Não foi apenas o preço o factor determinante, já que o modelo não apresentava o PVP mais baixo de todos. Esse pertencia ao Skoda Fabia.

No entanto, com uma depreciação abaixo da média (8.952 euros contra 9.952 euros entre todos os modelos analisados) e os restantes itens que contam para os custos totais de utilização no verde (manutenção, pneus, combustível e IUC), o Kia Rio consegue o primeiro lugar entre os veículos com menos custo. Assim, para 36 meses e 90.000 quilómetros, o Kia Rio tem um custo de 16.283 euros, correspondendo a 18,09 euros por cada 100 quilómetros.

As viaturas analisadas foram o Citroen C3, Ford Fiesta, Hyundai i20, Kia Rio, Opel Corsa, Seat Ibiza, Skoda Fabia e Volkswagen Polo nas versões a diesel.

  • Valor residual: Embora com resultado positivos em todo os itens, relativamente à média dos oito veículo, o Rio teve a seu favor uma fraca desvalorização. De facto, consegue suportar melhor o seu valor ao fim dos contratos (47%) do que o Opel Corsa (45%), Skoda Fabia e o Citroen C3 – ambos com 44% – e do Hyundai i20 (41%). E iguala-se com o Seat Ibiza, ficando atrás do Volkswagen Polo (53%), e o Ford Fiesta (51%);
  • Manutenção: o Rio pede 1.699 euros durante os 36 meses de vigência do contrato. É um valor que não é o mais baixo (esse está com o Citroen C3), mas ainda assim se situa abaixo dos 1.721 de média para manutenção no conjunto destes carros. Todos os modelos se situam perto deste valor, excepto o Hyundai i20, que exige 2.143 euros para as manutenções;
  • Pneus: o Rio tem um dos custos mais baixos. Juntamente com o Opel Corsa, tem previstos 680 euros para pneus, o segundo melhor lugar logo a seguir ao Skoda Fabia, onde os pneus custam 528 euros durante os 36 meses;
  • Combustível: o Kia Rio bate todos os seus concorrentes. É o único com motorização de 1,1 litros, a mais pequena entre todos os modelos analisados. Prevê-se um custo de 4.662 euros em gasóleo, embora o Opel Corsa, com uma motorização 1.3 também peça o mesmo. Fora da média entre todos eles (4.986 euros), apenas as motorizações de 1,4 litros. Citroen C3, Ford Fiesta  e Hyundai i20, todos eles deverão gastar mais de cinco mil euros em combustível para os 90.000 quilómetros previstos no contrato.

Mesmo que a renda passasse para 48 meses e 120.000 quilómetros, os resultados seriam idênticos. O Kia Rio continuava a ser o vencedor . O custo por cada 100 quilómetros baixava para 17,37 euros mas, porque o prazo e o número de quilómetros era alargado, o custo total de utilização subia para os 20.843 euros.

A 4Fleet calculou o TCO para o prazo de 36 e 48 meses com uma quilometragem anual de 30.000 km (o que se traduz num total de 90.000 quilómetros e 120.000 quilómetros no final de três e quatro anos) e inclui a substituição de 6 e 10 pneus, respectivamente. Foi utilizado para o cálculo do custo de combustível, o consumo misto/combinado indicado por cada fabricante, para os diferentes modelos de veículos. Não foram tidos em conta eventuais equipamentos opcionais/acessórios extra para as viaturas em causa, tendo sido efectuada a valorização das versões identificadas apenas com os equipamentos de série que as mesmas incluem. Foi considerada a valorização das viaturas no pressuposto da valorização das mesmas no mês de Fevereiro.