Com um custo de 25,64 euros por cada 100 km, o Nissan Qashqai é o modelo com menos custos de utilização entre o Hyundai ix35, o Kia Sportage e o Peugeot 3008.
Em todos os itens, o Qashqai teve valores abaixo da média. Só nos pneus, é que há um concorrente, o Peugeot 3008, que aparece com valores mais baixos.
Preço
Valor Residual
Manutenção
Pneus
Consumos
Conclusão
O Qashqai é o modelo mais barato. Com 26.850 euros necessários para se adquirir o crossover, trata-se do valor mais baixo que se pode pagar por qualquer um dos modelos em questão. O Peugeot 3008 é logo a seguir o mais acessível (28.798 euros) e o Hyundai ix35 e o Kia Sportage têm, ambos, preços acima dos 30 mil euros (30.990 e 30.750 euros, respetivamente).
O preço é sempre fundamental para o custo total de utilização. Mas quando ao menor preço se junta o maior valor residual, a combinação é devastadora para a concorrência. É o que acontece com o Qashqai. Com 44% de valor residual, fica apenas com uma depreciação de preço de 16.036 euros, quando a viatura mais próxima destes resultados, o Peugeot 3008, tem uma depreciação de 16.703 euros. Já os outros dois modelos em análise, têm valores residuais de 37% (Hyundai ix35) ou 38% (Kia Sportage) e uma depreciação na ordem dos 19 mil euros.
Na manutenção, o Qashqai volta a ter os valores mais baixos. A surpresa vem do Kia Sportage, com uma diferença de apenas 24 euros para um período de 48 meses ou 120 mil quilómetros – no total são 3.274 euros necessários para estes serviços na Kia, contra os 3.250 euros necessários para as oficinas do construtor nipónico.
A 4Fleet disponibilizou o detalhe dos custos de manutenção preventiva e corretiva (S/ IVA) para este lote de veículos. Se, nas revisões (material e mão-de-obra) é o Kia Sportage aquele que tem menos custos (829,28 euros), já no material de desgaste (onde se incluem as escovas, pastilhas, discos e líquido de travão) é o Nissan que apresenta menos custos: 1.300 euros. Nos pneus, capítulo que pode fazer muita diferença no TCO de uma viatura, é o Peugeot 3008 quem pede menos esforço financeiro para a substituição: 2.677 euros.
Dado que o prazo é de 48 meses, os custos com este tipo de itens evoluiu de acordo com o crescimento dos preços no país. Assim, é prevista uma inflação de 2,9% ao ano, que faz parte também dos valores de manutenção. No limite, este valor pode chegar aos 625 euros durante a vigência do contrato.
Nos pneus, já com o valor de IVA acrescentado, mas sem o preço dos serviços, é o Peugeot 3008 que entra com o custo mais baixo (3.113 euros), mas o Nissan aparece logo a seguir (3.244 euros). Com o mesmo valor estão o Hyundai ix 35 e o Kia Sportage: 3.847 euros.
Nos consumos, o Qashqai apresenta um valor de 8.597 euros e o Peugeot 3008 8.772 euros, ambos valores abaixo da média. Novamente com o mesmo valor aparecem o Hyundai ix 35 e o Kia Sportage: 9.123 euros. Todos os veículos têm motorizações a diesel, recorde-se.
A média dos custos totais de utilização é de 34.097 euros. Quem tiver o Nissan Qashqai durante 48 meses ou 120 mil quilómetros tem um custo de utilização de 30.769 euros. No caso do Peugeot 3008, esse valor passa para 32.959 euros e, no Kia Sportage, chega aos 35.952 euros. O carro mais caro de possuir, dentro deste lote, é o ix35.
Nos custos por cada 100 km percorridos, o Nissan exige 25,64 euros. O Peugeot 3008 27,47 euros e o Kia Sportage 29,96 euros. O ix35 tem um custo por 100 km de 30,59 euros.
A 4Fleet calculou o TCO para o prazo de 48 meses com uma quilometragem anual de 30.000 km (o que se traduz num total de 90.000 quilómetros e 120.000 quilómetros no final de quatro anos) e inclui a substituição de 10 pneus, respectivamente. Foi utilizado para o cálculo do custo de combustível, o consumo misto/combinado indicado por cada fabricante, para os diferentes modelos de veículos. Não foram tidos em conta eventuais equipamentos opcionais/acessórios extra para as viaturas em causa, tendo sido efectuada a valorização das versões identificadas apenas com os equipamentos de série que as mesmas incluem. Foi considerada a valorização das viaturas no pressuposto da valorização das mesmas no mês de Maio.
Descrição | P.V.P | % VR | Depreciação | Manutenção | Pneus | Combustível | IUC | TCO | Custo por 100 km | |
Nissan Qashqai 1.5 dCi 110 Eco Acenta 4×2 5p | 26.850 | 44% | 15.036 | 3.250 | 3.244 | 8.597 | 643 | 30.769 | 25,64 | |
Hyundai ix35 1.7 CRDi VGT 115 Blue Comfort 4×2 | 30.990 | 37% | 19.524 | 3.572 | 3.847 | 9.123 | 643 | 36.708 | 30,59 | |
Kia Sportage 1.7 CRDi 115 ISG TX 4×2 5p MY11 | 30.750 | 38% | 19.065 | 3.274 | 3.847 | 9.123 | 643 | 35.952 | 29,96 | |
Peugeot 3008 1.6 HDi 112 Active 5p CVM6 | 28.798 | 42% | 16.703 | 3.728 | 3.113 | 8.772 | 643 | 32.959 | 27,47 | |
Média | 29.347 | 40% | 17.582 | 3.456 | 3.513 | 8.904 | 643 | 34.097 | 28,41 |