YARIS TCO

Menor preço, maior valor residual e, por isso, menor depreciação fizeram do Toyota Yaris o modelo com menores custos totais de utilização desta análise dos custos totais de utilização feitos pela 4Fleet para um cliente real.

São 16,98 euros por cada 100 quilómetros percorridos, quando a média do lote é de 19,02 euros por 100 quilómetros. Já o valor total em que fica a utilização deste modelo, durante 48 meses e 120 mil quilómetros é de 20.374 euros – a média é de 22.823 euros.

Mas não foram só os fatores referidos a interferir neste resultado. Os custos de manutenção também são os mais baixos dentro deste lote, que inclui ainda o Ford Fiesta, o Opel Corsa, o Peugeot 208, o Renault Clio e o Volkswagen Polo.

No entanto, o Toyota Yaris é um dos modelos com maior consumo entre estes pequenos familiares. Mas mesmo esta disparidade no custo de combustível, um dos itens mais importantes durante a utilização de um carro, não foram suficientes para destronar o Yaris como o modelo mais barato.

Preço
Valor Residual
Manutenção
Pneus
Consumos

Preço

Pouco mais de mil euros separavam o Toyota do Opel Corsa e do Renault Clio. Enquanto o primeiro custava 17.755 euros, já o pequeno familiar francês ficava por 18.900 euros e o alemão por 18.950 euros. Maior diferença existia para os restantes. Com 19.130 euros, o Ford Fiesta vinha logo a seguir e daí para a frente, só com mais de 20 mil euros seria possível a aquisição: 20.809 euros para o Volkswagen e 21.973 para o Peugeot.  

Valor Residual
Até nos valores residuais existiram grandes diferenças. Contra os 44% que ficam do preço inicial no final da utilização do Yaris, há os 37% do Opel Corsa. Isto tem consequências na depreciação. Enquanto o Toyota perde 9.943 euros do seu valor, o Opel Corsa vale menos 11.939 euros do que em novo. Mas estes são casos extremos. Entre os dois, há os valores residuais do Ford Fiesta (42%), dos Peugeot 208 e Volkswagen Polo (41% para ambos) e os 40% do Renault Clio.

Manutenção
O Yaris é também o modelo com menos custos de manutenção. Para fazer as revisões periódicas ao longo deste ciclo de vida são precisos 2.166 euros. O Opel Corsa vem a seguir com 2.803 euros de custo, uma valor próximo do que se paga para os mesmos serviços no Volkswagen Polo. Com 2.936 e 2.990 euros, o Ford Fiesta e o Peugeot 208 ficam ainda abaixo de 3.000 euros, valor bem ultrapassado pelo Renault Clio (3.649 euros).

Pneus
O Opel Corsa é o modelo com menores custos de substituição dos pneus, neste análise consagraram-se dez unidades. O preço de substituição é de 1.133 euros, quando para o Yaris é de 1.157 euros. Para o Ford Fiesta, os pneus ficam por 1.239 euros e, por pouco mais, 1.295 euros, é possível instalá-los no Volkswagen Polo. O Renault Clio tem um custo para pneus de 1.334 euros e o Peugeot 208 1.994 euros.

Consumos
É no consumo de combustível que os preços se aproximam mais. Com uma média para os seis modelos de 6.481 euros, o Opel Corsa é o mais poupado (6.087 euros) quando o Ford Fiesta e o Renault Clio são os mais gastadores (6.763 euros). O Yaris fica pelos 6.594 euros.

  P.V.P % VR Depreciação Manutenção Pneus Combustível IUC TCO Custo

100 km

Toyota Yaris * 17.755 44% 9.943 2.166 1.157 6.594 514 20.374 16,98
Ford Fiesta * 19.130 42% 11.095 2.936 1.239 6.763 514 22.547 18,79
Opel Corsa * 18.950 37% 11.939 2.803 1.133 6.087 372 22.334 18,61
Peugeot 208 * 21.973 41% 12.964 2.990 1.994 6.425 514 24.887 20,74
Renault Clio * 18.900 40% 11.340 3.649 1.334 6.763 514 23.601 19,67
VW

Polo *

20.809 41% 12.277 2.853 1.295 6.256 514 23.195 19,33
Média 19.586 41% 11.593 2.900 1.359 6.481 490 22.823 19,02


 
*Versões:
Toyota Yaris 1.4D 90 Active 5p
Ford Fiesta 1.4 TDCi 70 Titanium 5p DPF
Opel Corsa 1.3 CDTi 95 Enjoy 5p
Peugeot 208 1.6 e-HDi 92 Allure 5p
Renault Clio 1.5 dCi 90 GT 5p MY12
Volkswagen Polo 1.6 TDI 90 BMT Trendline Pack 5p

A 4Fleet calculou o TCO para o prazo de 48 meses com uma quilometragem anual de 30.000 km (o que se traduz num total de 120.000 kms no final de 4 anos) e inclui a substituição de 10 pneus. Foi utilizado para o cálculo do custo de combustível, o consumo misto/combinado indicado por cada fabricante, para os diferentes modelos de veículos. Não foram tidos em conta eventuais equipamentos opcionais/acessórios extra para as viaturas em causa, tendo sido efectuada a valorização das versões identificadas apenas com os equipamentos de série que as mesmas incluem. Foi considerada a valorização das viaturas no pressuposto da valorização das mesmas no mês de Julho.