As respostas diferem consoante se refiram ao atual i3 (120Ah) ou aos modelos híbridos.

A nomenclatura elétrica BMW abrange células individuais de lítio (não podem ser substituídas separadamente), módulo de células (Inclui várias células, dependendo dos modelos, podem ser substituídos separadamente) e bateria de alta tensão (inclui vários módulos, dependendo dos modelos, unidades de comando, contadores e parte do sistema de refrigeração).

Por isso, algumas das resposta da BMW às dúvidas mais frequentes sobre a sua oferta elétrica em Portugal diferem consoante o tipo de modelo.

1- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido

A substituição de componentes da bateria de alta tensão não possui um grau de complexidade elevado, porém exige que o técnico tenha formação específica para a abertura da bateria e de trabalhos em componentes de alta tensão.

Não é possível encomendar a bateria completa, sendo a substituição feita por módulos e a diferença entre o i3 e os híbridos está relacionada com uma maior complexidade, em relação à:

a) Remoção da bateria da viatura (por exemplo, no BMW Série 3 Berlina PHEV, BMW Série 5 Berlina PHEV é necessário remover o veio de transmissão e escape e no BMW X5 PHEV, a bateria tem de sair pela mala);

b) Remoção de alguns dos módulos da bateria, visto que estão por baixo de outros (no BMW i3 estão todos ao mesmo nível sem sobreposições.

2 – Duração prevista da operação, incluindo o prazo expectável para ter a bateria em Portugal

Tomando como exemplo a substituição de 1 módulo da bateria de alta tensão num BMW i3 de 120 Ah: 5 dias a chegar da Alemanha.

O BMW i3 usa 8 módulos de alta tensão e a caixa da bateria de alta tensão está localizada na zona inferior da viatura e é de fácil remoção.

Mão-de-obra necessária: desmontar e montar a caixa da bateria de alta tensão (2 horas), mais substituir um módulo de células, com bateria de alta tensão desmontada e diagnóstico do veículo (1h30m).

A diferença de tempo entre mudar 1 módulo da bateria de alta tensão ou vários módulos é pequena, uma vez que a partir do momento em que a caixa da bateria está aberta, a sua substituição é rápida.

Os híbridos exigem mais tempo, visto ser uma operação mais complexa.

3 – Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir

Toda a rede BMW / MINI. Só técnicos certificados podem trabalhar em veículos de alta tensão e o grau de certificação aumenta consoante a complexidade do trabalho.

Exemplo: a certificação para trabalhos de manutenção preventiva e operações simples é menor do que para operações de reparação de componentes de alta tensão.

4 – Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada

A máquina elétrica é mais simples, potencialmente menos propícia a anomalias associadas ao facto de ter muito menos partes móveis do que um motor de combustão.

Contudo, não é possível a sua reparação interna, ao nível do concessionário (apenas uma ventual substituição de certos sensores mais periféricos).

5 – Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?

Os cuidados a ter com uma viatura elétrica em termos de manutenção preventiva são os mesmos a ter num motor de combustão (enquanto o contrário não se verifca).

No entanto, com a vantagem adicional para o sistema de travagem de uma viatura elétrica ter potencialmente menor utilização, quando explorada a questão da travagem regenerativa.

6 – Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?

Não existe uma avaria crónica ou claramente mais frequente na BMW.

Em termos gerais, uma utilização com uma maior quantidade de ciclos de carga e com cargas rápidas potencia uma degradação mais rápida dos módulos de bateria.

No que toca a queixas relativas a híbridos e elétricos, é necessário destrinçar entre avaria do veículo, tipologia de utilização ou sistemas de carga do mesmo, visto que para um cliente comum qualquer problema relacionado com a autonomia é uma “avaria do automóvel” quando,
grande parte das vezes, depois de um diagnóstico qualificado, percebe-se que o problema é da infraestrutura de carga ou do tipo de utilização

7 – Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?

Um módulo custa aproximadamente 1.350 euros + IVA.

No i3 a substituição fica em aproximadamente 1.500 euros + IVA.

A substituição dos 8 módulos aproximadamente 11.000 euros + IVA

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