Se já teve que fazer um investimento para a sua empresa e não teve o cash-flow necessário, o problema pode estar na forma como adquire os carros. O renting liberta-o!
Cada vez que compra o carro para a sua empresa, está a gastar dinheiro que podia ser utilizado para outras despesas. E ter assim um retorno mais direto. Porque não pensar no renting?
A melhor forma de ter uma viatura numa empresa é recorrer a financiamento especializado e considerá-lo como um serviço.
Nesse campo, a melhor opção é o renting, onde consegue ter todas as despesas concentradas num centro de custo.
Outra vantagem é que não precisa de se preocupar com a gestão do carro.
Qualquer contabilista lhe pode dizer que é melhor ter os carros como serviço do que comprá-los para a empresa, dada a sua desvalorização crescente.
Renting vs. crédito
Se recorrer a crédito para a compra desses carros, o problema pode agravar-se ainda mais.
Imagine que pede 100 mil euros a crédito para comprar 5 carros. Mesmo que consiga uma boa taxa de juro, terá que ter o dinheiro para a entrada dessas viaturas. O dinheiro que coloca nessa entrada, podia ter sido utilizado para outras coisas.
Quando pede dinheiro emprestado para comprar viaturas, fica com dois problemas. Um deles é que as viaturas ficam no activo da empresa. Outro é que fica já com um empréstimo contraído.
Estes dois factos são de extrema importância quando tiver que voltar a pedir financiamento. A sua situação de solvabilidade e risco de incumprimento junto do banco aumentam.
O banco vai olhar para os activos que tem em balanço. O peso de cada um destes activos vai contribuir para a capacidade de pagamento que a sua empresa tem. E os gestores de conta gostam que as empresas sejam o mais leves possível, para que consigam uma ginástica financeira melhor.
O carro como serviço
Se os carros estão a fazer muita diferença no balanço da sua empresa, há uma forma de os ter apenas como serviço. E isso é possível com o renting.
Não se esqueça ainda que um carro é um ativo que desvaloriza e que por isso está a contar no seu balanço de uma forma negativa.
O renting apresenta-lhe as viaturas como serviços de aluguer, ficando a empresa livre da sua propriedade. Além disso, todas as despesas relacionadas com a gestão do carro estão incluídas nesse serviço.
Despesas incluídas no renting como serviço:
- Financiamento
- Desvalorização
- Seguro
- Manutençao
- Viatura de substituição
- IUC
Como o renting liberta cash-flow
Resumindo, existe uma solução melhor para as viaturas da sua empresa. Estas não têm que estar consideradas no imobilizado. A sua capacidade de investimento vai aumentar.
As maiores desvantagens de ter uma viatura no imobilizado da empresa são:
- O carro é registado no activo da empresa, existindo depreciação do bem
- A viatura incide no balanço da empresa, afetando os rácios de solvabilidade
- A capacidade de endividamento da empresa diminui
- Exige investimento inicial
- Cativa Capitais Próprios que podiam ser utilizados para outros investimentos
- Aumenta o grau de incerteza na gestão de tesouraria