O Ford Focus 1.6TDCi é o modelo com menores custos totais de utilização (TCO) entre o Opel Astra Cosmo 1.7 HDi, o Peugeot 308 1.6 HDi, o Renault Mégane 1.5 dCi e o Volkswagen Golf VI 1.6TDI , a partir dos cálculos e projecções elaborados pela 4Fleet, a empresa que nasce de um manager-buyout-option feito pela anterior equipa de gestão da FleetData.
Menor depreciação, preço da substituição abaixo da média do lote analisado e menor consumo de combustível fizeram com que o custo por cada 100km deste modelo fosse 22,87 euros, o mais baixo entre os carros analisados.
A depreciação entre os cinco modelos analisados é, em média, 15.468 euros para um preço médio dos veículos situado nos 27.288 euros. Significa que, também em média, o valor residual deste cabaz é de 44,4% do PVP inicial, considerando contratos de utilização de 48 meses a 120 mil quilómetros. Mas fora dos valores médios, a questão é que a depreciação do valor de cada carro é muito próxima – dos 15.135 aos 15.725 euros – embora os preços de venda sejam bastante diferentes.
Assim, se para um preço de 29.199 euros para o Volkswagen Golf se tem uma depreciação de 15.274 euros, para um Peugeot 308, que custa 26.183 euros, essa perda de valor é superior: 15.558 euros. Mas como o valor residual está, em teoria, garantido, o preço do carro não impacta no custo total de utilização. É em parte isso que explica que nem o carro mais barato nem o mais caro sejam, respectivamente, aqueles com menor e maior custo de utilização.
É o caso do Ford Focus, que vence este comparativo. O seu preço (26.710 euros) e depreciação (15.135 euros) estão abaixo da média, mas apenas neste último item ele é o mais bem classificado, em parte devido ao facto de ter sido o último lançamento dos cinco modelos analisados. Isso faz com que o seu valor residual seja o mais baixo do lote, colocando-o logo à partida numa posição de vantagem.
O segundo item mais importante é o combustível, mesmo sendo todas as viaturas a gasóleo. Em média, este valor tem um impacto de 26% nos custos de utilização de todos os veículos analisados (a partir de valores fornecidos pelo construtor). É aí que o Ford Focus volta a mostrar os seus trunfos, sendo o mais poupado, seguido imediatamente pelo Renault Mégane. Ainda assim, está-se a tratar de 7.026 euros de consumo de combustível para um contrato com a duração de 120 mil quilómetros.
É na manutenção que o Ford Focus sofre o seu primeiro revés, ficando com este custo acima da média dos cinco veículos analisados. São 3.171 euros o valor preconizado para as manutenções previstas pela marca, quando o Opel Astra 1.7CDTi e o Volkswagen Golf apenas exigem 2.912 e 3.105 euros, respectivamente.
A análise efectuada pela 4Fleet ainda considera a substituição de 10 pneus durante a vigência do contrato. Para isso, o Fordo Focus tem, com o Renault Mégane, os custos mais baixos. A substituição destes pneus ficam em 1.616 euros, bastante inferior aos restantes modelos. O Peugeot 308 pede 2.371 euros, o Volkswagen Golf 2.474 e o Opel Astra 2.771 euros.
Por fim, a análise dos custos totais de utilização contemplam também o Imposto Único de Circulação. O Ford Focus está em linha com todos os outros modelos, excepto o Peugeot 308 1.6 HDi. Se, nos restantes quatro, o imposto a pagar é de 497 euros, para este é de 620 euros.