A mobilidade elétrica chegou às empresas e vai mesmo avançar. Para quem esta ainda é uma realidade quase nova com muitas interrogações, qualquer decisão precipitada pode ser pior do que uma não decisão, daí a importância de conhecer as soluções que existem no mercado.
Apesar da produção e oferta em larga escala de carros elétricos já existir há mais de uma dezena de anos, o mercado das frotas em Portugal mantém-se ainda muito voltado para os motores a gasóleo. Porém, as razões fiscais que ainda prendem muitas empresas ao diesel estão a começar a desequilibrar essa decisão a favor dos híbridos plug-in e modelos 100% elétricos, os mais beneficiados em matéria fiscal.
Portugal está entre os países europeus onde a mobilidade elétrica se encontra mais avançada, dispondo até de empresas nacionais reconhecidas internacionalmente como referências neste domínio. E a crescente diversificação de veículos, o aumento de soluções de carregamento e da oferta de tecnologia relacionada, alguma da qual permite às empresas até melhor controlo sobre os custos de utilização de cada viatura, vão certamente dar novo impulso a um florescente e competitivo mercado de instaladores e fornecedores de serviços, prontos para responderem a todas as necessidades.
Eis algumas das soluções:
NRGKICK
Uma “wallbox” portátil até 22 kW
É uma verdadeira “wallbox” portátil, com velocidade de carregamento até 22 kW, capaz de transformar rápida e facilmente qualquer tomada elétrica num posto de carregamento.
Prático e compacto, com proteção anti-roubo e inviolável, o carregador NRGkick dispensa a instalação fixa e pode ligar-se a uma tomada convencional, seja ela Shucko (através de adaptador adicional), monofásico industrial ou trifásica.
Além da vantagem da portabilidade através de uma aplicação para smartphone, o utilizador pode, a partir dos equipamentos que têm Bluetooth instalado, controlar os custos, a duração e velocidade dos carregamentos e até receber os dados por email, para poder analisá-los posteriormente, nomeadamente custos ou a poupança de emissões atingida.
Com duas versões de 11 kW ou 22 kW e seguro de utilizar mesmo á chuva, o carregador portátil NRGkick está disponível a partir de 699,90 euros. Distribuidor em Portugal: Montes de Energia, Lda.
EFIMOB
Parceira de marcas, gestoras de frota e comercializadores de energia
Esta empresa dedicada à consultoria de soluções de carregamento para veículos elétricos, comercialização, instalação e manutenção de sistemas de carregamento, é imporradora para Portugal e Espanha da ICU Charging Equipmenc (Carregadores AC), e da Tritium Pty Ltcl (Carregadores Rápidos DC).
Com capacidade de entrega em apenas duas semanas e mais de 2.000 carregadores já instalados em Portugal, as parcerias com algumas marcas automóveis e de tecnologias de carregamento, comercializadores de energia e locadoras, permite-lhes oferecer todo o tipo de soluções individuais ou integradas, tanto para clientes particulares (incluindo condomínios), como profissionais (para uso empresarial ou partilha pública).
De entre a panóplia de soluções portáreis ou fixas com as mais variadas possibiliclacles ele carregamento e ajustáveis às necessidades, destaque para o Vecfil, um carregador ele corrente contínua de 50 kW, apto para uso exterior e com refrigeração liquida.
I9CHARGE
Do planeamento à monitorização da instalação
Referência no fornecimento, instalação e manutenção de soluções de carregamento de veículos elétricos para utilização em contexto empresarial, a i9Charge disponibiliza uma ampla gama de sistemas de carregamento, desde estações fixas com potências de 7,2 kW (32A Monofásica), 11 kW (16A Monofásica) e 22 kW (32A Trifásica), carregadores portáteis de 2,2 kW/3,6 kW e 7,2 kW/8,8 kW, além de cabos e fichas para instalação em ambiente empresa ou na residência do utilizador da viatura.
Parceiro de diversas marcas automóveis, a i9Charge executa o planeamento prévio de cada instalação, para garantir o equipamento mais indicado a cada necessidade e otimizar o seu desempenho e eficácia. Assegura ainda a gestão da infraestrutura, com monitorização remoca ou local da estabilidade do funcionamento e da rede, bem como as acualiwções do sistema. Ao cliente é permitido o controlo e ativação dos pontos e estado dos carregamentos, a partir de uma aplicação para smarcphone ou de uma placa.forma digital. Comercializa também um carregador elétrico bidirecional de corrente contínua (CC) para carregamento em casa.
Portugal está entre os países europeus onde a mobilidade elétrica se encontra mais avançada, dispondo até de empresas nacionais reconhecidas internacionalmente como referências neste domínio
POWER DOT
Rede de carregadores independentes
A Power Doe instala os seus carregadores em parques de estacionamentos, desde centros comerciais, centros empresariais, escritórios, restaurantes, ginásios, centros de saúde ou hospitais, por exemplo. O único requisito é a existência de um local de estacionamento, garantindo esta empresa a instalação de tudo quanto é necessário, bem como a gestão e a manutenção de carregadores elétricos de forma totalmente gratuita.
Esta pode ser uma solução para as empresas que queiram dispor de carregadores para as suas viaturas e simultaneamente amortizar ou rentabilizar o investimento na mobilidade elétrica, uma vez que a Power Dot partilha parte das receitas com os proprietários das instalações onde coloca os seus próprios sistemas de carregamento. Os carregadores que gere estão ligados à rede Mobi.E, pelo que os métodos de cobrança são os que estão previstos no regulamento da mobilidade elétrica.
CHARGESURFING
Sem cartão, sem complicação
A ChargeSurfing permite, a partir de uma simples app para smartphone, executar todas as operações de carregamento, incluindo o pagamento do serviço, sem necessidade de adesão a qualquer cartão para o efeito.
Os “hosts” (proprietários do espaço onde é instalado o ponto de carga), além da renda proven icntc da utilização do serviço, têm acesso a um painel a partir do qual podem alterar valores consoante a frequência de utilização e até distinguir a oferta do serviço entre os seus clientes. Uma solução indicada para áreas hoteleiras ou da restauração, mas que pode também ser ucilizada em condomínios privados e empresariais, incluindo concessões automóveis e áreas oficinais.