A mobilidade elétrica chegou às empresas e vai mesmo avançar. Para quem esta ainda é uma realidade quase nova com muitas interrogações, qualquer decisão precipitada pode ser pior do que uma não decisão, daí a importância de conhecer as soluções que existem no mercado.

Apesar da produção e oferta em larga escala de carros elétricos já existir há mais de uma dezena de anos, o mercado das frotas em Portugal mantém-se ainda muito voltado para os motores a gasóleo. Porém, as razões fiscais que ainda prendem muitas empresas ao diesel estão a começar a desequilibrar essa decisão a favor dos híbridos plug-in e modelos 100% elétricos, os mais beneficiados em matéria fiscal.

Portugal está entre os países europeus onde a mobilidade elétrica se encontra mais avançada, dispondo até de empresas nacionais reconhecidas internacionalmente como referências neste domínio. E a crescente diversificação de veículos, o aumento de soluções de carregamento e da oferta de tecnologia relacionada, alguma da qual permite às empresas até melhor controlo sobre os custos de utilização de cada viatura, vão certamente dar novo impulso a um florescente e competitivo mercado  de instaladores e fornecedores de serviços, prontos para responderem a todas as necessidades.

Eis algumas das soluções:

NRGKICK

Uma “wallbox” portátil até 22 kW

É uma verdadeira “wallbox” portátil, com velocidade de carregamento até 22 kW, capaz de transformar rápida e facilmente qualquer tomada elétrica num posto de carregamento.

Prático e compacto, com proteção anti-roubo e inviolável, o carregador NRGkick dispensa a instalação fixa e pode ligar-se a uma tomada convencional, seja ela Shucko (através de adaptador adicional), monofásico industrial ou trifásica.

Além da vantagem da portabilidade através de uma aplicação para smartphone, o utilizador pode, a partir dos equipamentos que têm Bluetooth instalado, controlar os custos, a duração e velocidade dos carregamentos e até receber os dados por email, para poder analisá-los posteriormente, nomeadamente custos ou a poupança de emissões atingida.

Com duas versões de 11 kW ou 22 kW e seguro de utilizar mesmo á chuva, o carregador portátil NRGkick está disponível a partir de 699,90 euros. Distribuidor em Portugal: Montes de Energia, Lda.

EFIMOB

Parceira de marcas, gestoras de frota e comercializadores de energia

Esta empresa dedicada à consultoria de soluções de carregamento para veículos elétri­cos, comercialização, instalação e manutenção de sistemas de carregamento, é imporradora para Portugal e Espanha da ICU Charging Equipmenc (Carregadores AC), e da Tritium Pty Ltcl (Carregadores Rápidos DC).

Com capacidade de entrega em apenas duas semanas e mais de 2.000 carregadores já instalados em Portugal, as parcerias com algumas marcas automóveis e de tecnologias de carregamento, comercializadores de energia e locadoras, permite­-lhes oferecer todo o tipo de soluções individuais ou integradas, tanto para clientes particulares (incluindo condomínios), como profissionais (para uso empresarial ou partilha pública).

De entre a panóplia de soluções portáreis ou fixas com as mais variadas possibiliclacles ele carregamento e ajustáveis às necessidades, des­taque para o Vecfil, um carregador ele corrente contínua de 50 kW, apto para uso exterior e com refrigeração liquida.

I9CHARGE

Do planeamento à monitorização da instalação

Referência no fornecimento, instalação e manutenção de soluções de carregamento de veículos elétricos para utilização em contex­to empresarial, a i9Charge disponibiliza uma ampla gama de sistemas de carregamento, desde estações fixas com potências de 7,2 kW (32A Monofásica), 11 kW (16A Monofásica) e 22 kW (32A Trifásica), carregadores portáteis de 2,2 kW/3,6 kW e 7,2 kW/8,8 kW, além de cabos e fichas para instalação em ambiente empresa ou na residência do utilizador da viatura.

Parceiro de diversas marcas automóveis, a i9Charge executa o planeamento prévio de cada instalação, para garantir o equipamento mais indicado a cada necessidade e otimizar o seu desempenho e eficácia. Assegura ainda a gestão da infraestrutura, com monitorização remoca ou local da estabilidade do funcionamento e da rede, bem como as acualiwções do sistema. Ao cliente é permitido o controlo e ativação dos pontos e estado dos carregamentos, a partir de uma apli­cação para smarcphone ou de uma placa.forma digital. Comercializa também um carregador elétrico bidirecional de corrente contínua (CC) para carregamento em casa.

Portugal está entre os países europeus onde a mobilidade elétrica se encontra mais avançada, dispondo até de empresas nacionais reconhecidas internacionalmente como referências neste domínio

POWER DOT

Rede de carregadores independentes

A Power Doe instala os seus carregadores em parques de estacionamentos, desde centros comer­ciais, centros empresariais, escritórios, restauran­tes, ginásios, centros de saúde ou hospitais, por exemplo. O único requisito é a existência de um local de estacionamento, garantindo esta empresa a instalação de tudo quanto é necessário, bem como a gestão e a manutenção de carregadores elétricos de forma totalmente gratuita.

Esta pode ser uma solução para as empresas que queiram dispor de carregadores para as suas viaturas e simultaneamente amortizar ou rentabi­lizar o investimento na mobilidade elétrica, uma vez que a Power Dot partilha parte das receitas com os proprietários das instalações onde coloca os seus próprios sistemas de carregamento. Os carregadores que gere estão ligados à rede Mobi.E, pelo que os métodos de cobrança são os que estão previstos no regulamento da mobilidade elétrica.

CHARGESURFING

Sem cartão, sem complicação

A ChargeSurfing permite, a partir de uma simples app para smartphone, executar todas as operações de carregamento, incluindo o pa­gamento do serviço, sem necessidade de adesão a qualquer cartão para o efeito.

Os “hosts” (proprietários do espaço onde é instalado o ponto de carga), além da renda pro­ven icntc da utilização do serviço, têm acesso a um painel a partir do qual podem alterar valores consoante a frequência de utilização e até dis­tinguir a oferta do serviço entre os seus clientes. Uma solução indicada para áreas hoteleiras ou da restauração, mas que pode também ser ucilizada em condomínios privados e empresariais, incluin­do concessões automóveis e áreas oficinais.