Com um custo de aquisição de 27.482 euros mais IVA (sem despesas de transporte e legalização) no nível de equipamento Titanium, o Ford Kuga PHEV já está em pré-venda, disponível para encomenda.
Este é o preço para frotas e ENIs com contabilidade organizada.
Além de poderem deduzir o IVA da aquisição de modelos PHEV, por ficar dentro do 1.º escalão da Tributação Autónoma, sobre os seus encargos incide uma taxa de 5%, em vez dos 10%, já que se trata de uma viatura “plug-in”.
Promulgado Orçamento do Estado 2020: 1.º escalão da Tributação Autónoma até 27.500 euros
Face à atual situação vivida, a Ford Portugal não definiu ainda data certa de chegada ao nosso mercado.
Características principais do Ford Kuga Plug-in Hybrid
- Motor de quatro cilindros a gasolina de 2,5 litros;
- Motor elétrico síncrono (dados ainda não disponibilizados)
- Bateria de iões de lítio;
- Autonomia elétrica anunciada de 56 km (WLTP);
- Potência máxima combinada de 225 cv;
- Consumos e emissões CO2 em modo híbrido a partir de 1,4 l/100 km e de 32 g/km, respetivamente (WLTP).
A bateria de 14,4 kWh pode ser carregada:
- A partir de uma ficha Menekes integrada no guarda-lamas dianteiro. Aproximadamente seis horas com o carregador disponibilizado com a viatura, de 3,6 kW;
- Regeneração automática em andamento, por recuperação da energia cinética
Modos de condução
O condutor do Kuga pode ajustar a resposta do acelerador através dos modos de condução selecionáveis, bem como o peso da direção e o controlo de tração.
Estão disponíveis os modos Normal, Sport e Eco.
É possível escolher como e quando utilizar a energia da bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge.
Quando a bateria atinge o estado de carga mais baixo, o sistema muda automaticamente para o modo EV Auto, complementando a potência do motor a gasolina com a assistência do motor elétrico.
Com 16 cm de altura ao solo, o Ford Kuga Plug-in Hybrid dispõe, para pisos mais extremos:
- Modo Slippery, para maior controlo em superfícies de baixa aderência (neve ou gelo);
- Modo Deep Snow/Sand, para manter a tracção em superfícies macias e deformáveis, como areia, por exemplo.
Tecnologia presente no Ford Kuga PHEV
- Sistema de Manutenção na Faixa com Assistente de Ângulo Morto que combina o Sistema de Informação de Ângulo Morto (BLIS) da Ford com o Sistema de Manutenção na Faixa
- Assistente de Pré-Colisão com Deteção de Peões e Ciclistas
- Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa
- Sistema Head-up Display (HUD)
- Assistente de Estacionamento Ativo 2
- Câmaras de Visão Alargada dianteiras e traseiras
- Assistente de Manobras Evasivas
- Assistente de Manutenção de Faixa
- Alerta de Sentido Proibido
- Sistema Ford de Luzes Dianteiras Adaptativas com iluminação preditiva em curva e iluminação com base nos sinais de trânsito
Dimensões
O novo Ford Kuga Plug-in Hybrid é mais largo e mais comprido do que o modelo anterior (44 mm e 89 mm respetivamente).
Além disso, possui mais 20 mm de distância entre eixos.
Nos lugares dianteiros, oferece mais espaço ao nível dos ombros (43 mm) e mais 57 mm ao nível das ancas.
Nos bancos traseiros, os passageiros ganham mais 20 mm de espaço ao nível dos ombros e mais 36 mm ao nível das ancas.
O habitabilidade também aumentou em altura: mais 13 mm nos lugares da frente e mais 35 mm nos lugares traseiros.
A capacidade da mala do Ford Kuga Plug-in Hybrid é de 411 litros, em vez dos 475 litros das versões com motor térmico. O banco traseiro permite deslocação longitudinal para aumentar em 67 litros o volume da bagageira.
Mais tarde também estará disponível uma versão híbrida full-hybrid, com tração integral além da dianteira desta versão.

Com 16 cm de altura ao solo, o Ford Kuga Plug-in Hybrid dispõe, para pisos mais extremos:

