Mais de 4.600 componentes atualizados, mais tecnologia de segurança e assistência à condução, interiores mais modernos e conectados e mecânica revista, tudo para que uma re(nova)da Ford Transit seja mais fácil e segura de conduzir, possa transportar mais carga e gastar menos combustível.
O resultado, em conjunto com versões desenvolvidas dos motores diesel 2.0 EcoBlue da Ford, é uma redução até 7% dos custos operacionais, graças à melhoria da eficiência. Com até 8% adicionais, quando na equação entram os novos motores EcoBlue Hybrid da Transit, com tecnologia mild-hybrid de 48 volts.
“É a mais inteligente, eficiente e produtiva Transit Van de 2 toneladas de sempre”, garante a marca americana, distinguindo-a visualmente da anterior com uma grelha frontal mais elevada, um novo desenho na parte inferior e do para-choques, para melhorar também a aerodinâmica.
E para ajudar o trabalho dos gestores de frota, as novas Transit contam com o FordPass Connect que melhora a conectividade em movimento, tornando mais rápida a troca de informação e, desse modo, contribuindo para otimizar os custos de operação.
Novo motor diesel de 2,0 litros para a Ford Transit
Modelo líder europeu no segmento dos comerciais, a nova Ford Transit de 2 toneladas estreia um motor diesel 2.0 EcoBlue com 105, 130 e 170 CV de potência.
Este motor possui uma nova variante “Sport” com 185 cv e 415 Nm de binário.
Com um turbocompressor de novo design, para assegurar mais binário numa faixa de rotações mais ampla, e com uma caixa manual de 6 velocidades, a Ford Transit apresenta consumos a partir dos 7,6 l/100 km e emissões CO2 a partir de 200 g/km (WLTP).
De acordo com os dados da Ford, baseados já no ciclo de condução em condições reais (WLTP), isto significa poupanças de consumo até aos 7%.
A maior eficiência é obtida através de um sistema de injeção de combustível que vem permitir uma combustão mais eficiente, ao elevar a pressão de pico até aos 2.200 bar.
Mas também pela redução da fricção interna do motor, possível com um revestimento mais fino do que as idênticas peças em alumínio na geração anterior, enquanto uma nova bomba de óleo, de fluxo variável, injeta lubrificante de acordo com as necessidades.
Mais melhorias de eficiência são obtidas graças a:
- Uma direção assistida eléctrica (EPAS) na Transit de 2 toneladas, mais leve;
- Pneus de baixa resistência ao rolamento e com melhorias aerodinâmicas;
- Tecnologia Auto Start-Stop
A partir da Primavera 2020, além da caixa automática de 6 velocidades já disponível nos modelos com tração dianteira, as Transit com tração traseira vão poder dispor de uma eficiente e reativa transmissão automática de 10 velocidades.
Dotada de um sistema de Engrenagem Adaptativa Programada, esta transmissão pode avaliar os estilos de condução individuais para optimizar os momentos ideais de passagens de caixa.
Tecnologia EcoGuide da Ford Transit
Integrada pela primeira vez num veículo comercial, a tecnologia EcoGuide recorre ao posicionamento por GPS para indicar quando o condutor deve abrandar e realizar passagem de caixa.
Ao antecipar situações de terreno ao longo do percurso, tais como cruzamentos, limites de velocidade e subidas ou descidas, torna-se mais fácil realizar uma condução mais eficiente, sem desperdício de combustível devido a acelerações desnecessárias.
Tecnologia EcoBlue Hybrid da Ford Transit
Esta é a maior novidade mecânica do novo comercial: a tecnologia mild-hybrid de 48V implantada no bloco diesel 2.0 EcoBlue diesel.
Assegura o construtor, se é possível melhorar até 3% os consumos e reduzir significativamente as emissões, esse valor pode atingir os 8% quando as condições de condução permitem a máxima regeneração de energia.
As versões Transit EcoBlue Hybrid foram especificamente afinadas para maximizar a eficiência de combustível, ao utilizar um motor de arranque/gerador integrado, accionado por correia, em alternativa a anterior alternador.
A energia recuperada nas fases de desaceleração por esta unidade – a funcionar como gerador – abastece a bateria de iões de lítio de 48 volts que, por sua vez, devolve a energia à unidade geradora – agora a funcionar como motor complementar – para prestar auxílio ao motor térmico durante as fases mais exigentes de condução.
A energia acumulada na bateria pode ainda servir para alimentar equipamentos elétricos auxiliares da Ford Transit.
Ford Transit com mais capacidade de carga
A equação “menos peso, mais capacidade de carga” explica porque a optimização do peso do veículo permite integrar mais equipamento, nomeadamente sistemas de auxílio à condução, sem prejuízo da capacidade de carga do veículo.
Com um peso líquido de carga variável até aos 1.418 kg nos modelos de 3,5 toneladas, a nova Transit 350 GVM, modelo L3 H2, por exemplo, consegue até ser 80 kg mais leve do que o equivalente derivativo que substitui, enquanto a Van de tração dianteira equivalente é até 48 kg mais leve.
A capacidade de reboque da Transit foi também melhorada. Com até 7.000 kg de peso bruto total nas versões de tração traseira de 170 cv e 185 cv, é possível rebocar até 3.500 kg.
Pronta para as situações mais difíceis
Se a direção assistida eléctrica contribui para reduzir o esforço da condução, o reforço de ajudas à condução e a possibilidade de, pela primeira vez, ser possível selecionar o tipo de condução desejado ou adaptado às condições do terreno, reforçam o desempenho e a eficiência da Transit.
Nas versões de tração traseira e de tração integral, o “Modo Slippery” serve para auxiliar a aderência em superfícies difíceis, incluindo gelo e neve, enquanto as versões de tração integral possuem o “Modo Mud/Rut”.
As versões de tração traseira equipadas com transmissão automática dispõem do “Modo Tow/Haul”, para uma entrega de potência suave ao rebocar atrelados de grandes dimensões.
Entre as tecnologias de assistência à condução, disponíveis em opção, destinadas a reduzir o esforço e o cansaço, evitar ou atenuar o impacto de colisões, contam-se:
- Sistema de Informação de Ângulo Morto com sistema Trailer Tow: zona de ângulo morto expandida que abrange o veículo e um atrelado, até um comprimento de 10 metros
- Controlo de Velocidade Inteligente Adaptativo: combina a funcionalidade dos sistemas Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Controlo de Velocidade Adaptativo para ajudar os condutores a cumprir os limites de velocidade
- Sistema de Manutenção de Faixa melhorado
- Assistente de Pré-Colisão com Assistente de Detecção de Peões: agora com capacidade para detectar peões à noite quando iluminados pelos faróis
- Câmaras dianteiras e traseiras de grande ângulo: ajudam os condutores a ver o trânsito em sentido contrário ao sair de um espaço de estacionamento com pouco visibilidade, ou ao sair em marcha-atrás para estradas/ruas movimentadas;
- Câmara traseira em posição elevadas: posicionada para oferecer melhor visibilidade em marcha-atrás, principalmente com as portas abertas
- Ajuda ao Estacionamento: reforçada com sensores laterais adicionais
- Assistente de Estacionamento Activo: ajuda os condutores a encontrar lugares adequados e estacionar em modo mãos-livres de frente ou em marcha-atrás, ou em paralelamente a outros veículos
- Assistente de Saída do Estacionamento: ajuda os condutores a sair de lugares de estacionamentos paralelos em modo mãos-livres
- Alerta de Trânsito Cruzado: alerta os condutores de veículos que poderão estar no seu caminho ao sair de um estacionamento em marcha atrás
- Uma potente barra de projetores LED, sobrelevada, destinada a quem trabalha atrás da Transit em condições de visibilidade reduzida
- Uma nova porta lateral deslizante eléctrica para facilitar as operações de carga ou descarga
- Sistema Ford MyKey, que permite programar a chave para limitar a velocidade máxima do condutor, o volume de rádio ou acionar permanentemente os recursos de segurança ativa.