Ao renovar parte significativa da sua frota com modelos 100% elétricos, a LACOVALE, empresa metalomecânica que executa diversos serviços ligados à transformação do metal, deu mais um passo na política de sustentabilidade ambiental que tem vindo a implementar nos últimos anos.
Inovadora na sua área de atividade, a companhia nortenha fundada em 1996 e sediada em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, realiza trabalhos de precisão suportados na mais moderna tecnologia do sector, peças que tanto podem servir para fins industriais como para o desenvolvimento de mobiliário ou fabrico de objetos artesanais.
A frota operacional conta atualmente com nove veículos eléctricos – 70% do parque automóvel –, incluindo oito Nissan Leaf adquiridos na Caetano Power Porto no início deste ano, contratualizados em renting ao RCI Bank por 48 meses/140 mil quilómetros.
Naturalmente, “esta decisão obedeceu a um estudo quanto aos impactos económicos e financeiros na empresa, bem como quanto às autonomias atingidas, daí a escolha destes veículos”, diz Carla Soares, diretora-geral da empresa.
“A decisão teve também por base a vontade de aumentar a sustentabilidade da frota. Por ser recente ainda não temos dados suficientes que nos permitam mensurar os ganhos no que diz respeito à redução dos custos (face aos modelos a gasóleo que vieram substituir), nem da redução da nossa pegada ecológica. Mas a receptividade dos utilizadores foi muito positiva, porque temos implementado uma forte consciência de sustentabilidade ambiental e todos estão sensibilizados para este projeto”, assegura Carla Soares.
Por isso, “ao nível da operacionalidade da frota a transição correu bem”, garante com convicção a responsável da empresa.
No que respeita à necessidade de dispor de pontos para carregamento destas viaturas, a LACOVALE optou por instalar seis postos na sua sede: quatro mais lentos e dois mais rápidos, decisão que permite aos dois carros que percorrem diariamente mais quilómetros recarregar mais rapidamente, enquanto os que circulam menos podem fazer uso dos carregadores mais lentos.
Embora já dotada de painéis solares para autoconsumo, a empresa tem também em estudo, junto do fornecedor de energia eléctrica, a possibilidade de aumentar a produção interna de energia, através da instalação de mais painéis fotovoltaicos.
“Queremos caminhar no sentido de ser autossuficientes energeticamente”, garante a entrevistada.
E pode este desejo de aumentar a sustentabilidade ambiental da empresa vir a inclui a electrificação de toda a frota?
“Sim, é uma meta que está em ponderação e que poderá ser uma realidade no futuro”.
“Na LACOVALE trabalhamos, diariamente, para que a nossa política de sustentabilidade ambiental seja inspiradora”, prossegue. “Temos consciência de que este é o futuro e estamos a dar vários passos nesse sentido. Não só com a renovação para uma frota elétrica, em detrimento dos combustíveis fósseis, mas também através da contratação preferencial de empresas de transportes com viaturas elétricas, com a opção preferencial de deslocação em transportes públicos elétricos e com a instalação de painéis solares ou turbinas eólicas para fornecimento exclusivo dos carregadores das viaturas elétricas. Estas são algumas medidas que podem também ser adotadas por outras empresas“
BI da Frota:
- Número de viaturas: 13 veículos. 70% da frota é elétrica, 30% a gasóleo (exclusivamente para transporte de mercadorias);
- Marca e modelo mais presente na frota atual: Nissan Leaf, após a recente renovação;
- Utilizadores habituais das viaturas: toda a equipa. Os VE estão atribuídos à direção e chefia de vários departamentos. As restantes viaturas são utilizadas para entrega de encomendas e/ou recolha de material junto dos fornecedores. Existe um veículo pesado de mercadorias afeto à entrega de encomendas;
- Modelos de Financiamento: VE em renting com Nissan Business Finance. Os restantes por aquisição direta
- Prazo dos contratos renting: 48 meses/140 mil quilómetros;
- Equipamento obrigatório: GPS, ar condicionado, câmara e sensores de estacionamento;
- Sistemas de georreferenciação: Não, pela dúvida quanto ao custo/benefício da utilização;
- Frota decorada? Sim, com o logótipo da LACOVALE. Para evidenciar o percurso uma marca ‘eco-friendly’ e afirmar a identidade corporativa da empresa.