A solução GPL pode apresentar custos de utilização inferiores em cerca de 50% em relação a um motor exclusivamente a gasolina e de 15% na comparação com um a diesel, diz a Dacia que, há muito, oferece motores bi-fuel na sua gama de modelos.
A cada 20 mil quilómetros,essa poupança pode atingir os 900 euros (ver no final “Como a Dacia faz as contas”).
Em 2018, a quota total de veículos de passageiros Bi-Fuel foi inferior a 1% (o mercado valeu cerca de 1.900 unidades), mas 67% dos automóveis a GPL vendidos em Portugal foram da marca romena.
Com a tecnologia disponível, a partir de agora, nos cinco modelos comercializados pela Dacia em Portugal – Sandero, Logan MCV, Dokker, Lodgy e Duster – é de esperar que esse valor aumente.
A Fleet Magazine já fez artigos em que alertou para as vantagens e desvantagens deste tipo de mecânica que, infelizmente, não beneficia as empresas convenientemente em matéria fiscal.
O que é o GPL? E o GNV? Que vantagens para o motor das empresas?
Contudo, como a Dacia lembra, o Bi-Fuel já deu provas de fiabilidade e segurança desde que os motores sejam correctamente utilizados.
O discriminatório dístico GPL azul estampado na traseira também já não é obrigatório, permitido o acesso a muitos parques de estacionamento subterrâneos.
A rede de abastecimento é suficientemente vasta: 370 postos de abastecimento espalhados pelo território Continental, enquanto em toda a Rede de Concessionários Dacia há pelo menos um técnico certificado para qualquer intervenção de manutenção ou reparação, confirma a marca.
Gama Bi-Fuel da Dacia
- Sandero (versão Stepway incluída) e Logan MCV (também na versão Stepway): TCe 90, equipado com dois sistemas de injecção
- Dokker (versão Stepway incluída), Lodgy (também na versão Stepway) e Duster: 1.6 SCe com 110 cavalos nos dois primeiros, 115 cv no SUV Duster.
Movidos pelos dois combustíveis – gasolina e GPL –, estes modelos dispõem de dois depósitos distintos que asseguram autonomias superiores a mil quilómetros.
Contudo, em qualquer Dacia Bi-Fuel assegura o mesmo espaço para bagagens que as “tradicionais” versões a gasolina ou diesel, uma vez que o depósito GPL está montado na zona do pneu sobressalente.
No interior, também a única coisa que distingue os Dacia Sandero, Logan MCV, Dokker, Lodgy e Duster Bi-Fuel das versões a gasolina ou a diesel é o botão que permite optar, a qualquer instante, pela gasolina ou pelo GPL.
Como na restante gama, os modelos Bi-Fuel apresentam uma garantia contratual de 3 anos/100.000 km.
E como acontece nas clássicas versões a gasolina e a diesel, os modelos Dacia Bi-Fuel são as mais acessíveis propostas do género no mercado:
- Sandero TCe 90 Bi-Fuel está disponível por 11.877€ (Versão Stepway 14.004€)
- Logan MCV TCe 90 Bi-Fuel por 12.896€ (versão Stepway 15.401€)
- Dokker SCe 110 Bi-Fuel por 15.965€ (versão Stepway 18.165€)
- Lodgy SCe Bi-Fuel por 17.349€ (versão Stepway 19.580€)
- Duster SCe 115 por 18.110€.
Como a Dacia faz as contas?
As contas aos custos de utilização são feitas com o preço por litro de GPL a 0.7 euros, o litro de gasolina 95 a cerca de 1,5 euros e do litro de gasóleo simples a cerca de 1,4 euros.
Em face dos valores médios de consumo, a cada 100 quilómetros, a poupança em relação a um automóvel a gasolina cifra-se assim em mais de quatro euros.
Para a mesma distância, comparado com uma versão a diesel, a poupança é da ordem dos 10 euros.
Significa isto que a cada 10 mil quilómetros podem obter-se, num Sandero Bi-Fuel:
- uma poupança de cerca de 450 euros em relação a um modelo equivalente a gasolina
- uma poupança de mais de 300 euros nos restantes modelos.
Ao fim de 20 mil quilómetros, essa poupança, dependente do modelo, varia entre cerca de 800 a 900 euros.
Mais características importantes:
- Um modelo Dacia Bi-Fuel custa pouco mais que a versão equivalente a gasolina;
- Em termos de segurança, o depósito de GPL é produzido em aço super-resistente com seis vezes mais espessura que um depósito tradicional;
- O GPL contribui para uma maior fiabilidade do motor, na medida em que a sua combustão conserva mais o óleo lubrificante;
- O GPL reduz as vibrações do motor, o que contribui para um melhor conforto de utilização;
- O GPL não contém benzeno nem enxofre e consegue uma poupança na ordem dos 13% em emissões de CO2