Ano novo significa novo Orçamento do Estado. Todos os anos as contas e as políticas fiscais são revistas e as empresas estão na mira do Governo.
Este ano há alterações novas e muito importantes para o mercado automóvel e para as empresas que compram carros.
Impostos como o ISV ou taxas como a Tributação Autónoma, por exemplo, sofreram alterações.
Alterações essas que podem fazer a diferença nas contas da sua empresa.
Assim, se quer comprar um carro híbrido ou híbrido plug-in, então tem de saber o que mudou este ano.
Imposto Sobre Veículos (ISV)
- Híbridos e híbridos plug-in com autonomia elétrica inferior a 50 km e emissões de CO2 superiores a 50 g/km perdem o direito à dedução de ISV em 60% e 25% respetivamente. Mas esta é apenas uma pequena franja dos modelos que estão agora à venda – a maior parte deles já não entra nesta categoria, ficando assim com direito a este incentivo.
Tributação Autónoma (TA)
- Só os híbridos ou híbridos plug-in com autonomia elétrica de 50 km ou mais e emissões de CO2 inferiores a 50 g/km beneficiam de taxas reduzidas de Tributação Autónoma (5%, 10% e 17,5% consoante o escalão de Tributação Autónoma), independentemente de terem sido comprados em 2020 ou em anos anteriores. Isto significa que os carros de empresa que não cumprirem com estes valores podem ficar sujeitos às taxas normais de TA (10%, 27,5% e 35%). Ou seja, esta é a altura ideal para trocar o seu híbrido que tem na empresa;
- Deixa de haver agravamento da Tributação Autónoma em 10% para cooperativas, micro, pequenas e médias empresas que tenham apresentado prejuízos em 2020 e 2021. As restantes empresas ficam de fora desta medida.
Ofertas de híbridos plug-in
Veja a lista de alguns dos modelos PHEV que temos no Fleet Market e que apresentam autonomias elétricas superiores a 50 km e emissões de CO2 abaixo dos 50 g/km: