A Nissan e-NV200 foi utilizada numa parceria entre a Nissan e a LOGIC com o objetivo de reduzir custos de utilização, diminuir a pegada ecológica e validar a autonomia em entregas urbanas.
Durante 3 meses, a Nissan e-NV200 fez mais de 10.000 km’s e efetuou 880 entregas de encomendas as clientes particulares e empresas. Por dia, a e-NV200 fez uma média de 130 km’s e 16 entregas.
A e-NV200 foi sujeita a condições de utilização real por parte da LOGIC e não foi feito qualquer tipo de ajuste ou poupança na carga a transportar, nos trajetos ou no número de quilómetros a efetuar diariamente.
A LOGIC não precisou de fazer nenhuma carga rápida na rede pública de carregadores.
Diz Antonio Melica, diretor-geral da Nissan em Portugal, que esta parceria é “muito importante para provar que a e-NV200 é perfeitamente adequada para uma empresa de entregas com estas características”.
De acordo com o responsável da Nissan, “os 301 km (de autonomia) anunciados revelaram ser mais do que suficientes para as tarefas que lhe foram exigidas e nunca colocaram qualquer tipo de constrangimento à empresa”.
Melica refere ainda que “o teste foi feito em condições reais de utilização”.
“Para a Nissan, o objetivo passava por demonstrar que o que anunciámos em relação à mobilidade elétrica é uma realidade tangível”, disse o responsável.
Isabel Viçoso, Administradora da LOGIC, garante que os desafios e as incertezas quanto ao futuro das entregas nos centros urbanos “obrigam a procurar respostas e a encontrar alternativas mais eficientes, rentáveis, ecológicas e sustentáveis”.
A LOGIC avança que este teste lhe deu indicadores para concluir que é capaz, com a e-NV200, de reduzir 4,5 t/ano nas emissões de CO2 e alcançar uma poupança efetiva de 4.500€ nos custos de utilização.