O Nissan e-NV200 XL Voltia está equipado com uma bateria de iões de lítio de 40 kWh de capacidade, capaz de garantir até 200 km de autonomia ao motor elétrico trifásico síncrono de 80 kW e 254 Nm de binário.

Com modo de otimização da travagem regenerativa para recarregar a bateria em movimento, o e-NV200 possui também o modo ECO para gerir a potência de modo a conservar a capacidade da bateria. Quando utilizadas em conjunto, ambas as tecnologias maximizam a autonomia para ajudar os condutores a percorrerem distâncias ainda mais longas em cada entrega.

O carregador de bordo do e-NV200 XL Voltia tem 6,6 kW de potência. Os modos e tempos de carregamento são os seguintes:

  • Modo 2 (tomada doméstica)
    16A: 15 horas
    10A: 21,5 horas
  • Modo 3 (Wallbox)
    3,3 kW: 15 horas
    6,6 kW: 7 horas e meia
  • Modo 4 (CHAdeMO, CC carregador rápido)
    50 minutos para 80% da carga da bateria

A par do poder de manobra, outro trunfo do Nissan e-NV200 XL Voltia, já testado por algumas das maiores frotas de distribuição europeia como o grupo dpd, reside no facto de apresentar o dobro da capacidade de carga do e-NV200: até 8 m3, por via do crescimento da caixa de carga em comprimento e altura.

Com 580 kg de carga útil, tem também acesso e movimentação mais facilitada ao espaço de carga, graças à altura interior e das portas traseiras.

Em Portugal, os CTT foram a primeira empresa a testar este modelo, que oferece condições únicas para empresas de distribuição postal, nomeadamente para as entregas de “última milha” nos centros urbanos, que estão a crescer exponencialmente com o aumento das compras à distância.

A empresa postal portuguesa estima conseguir uma redução anual de 4.877 kg de CO2 e poupança de 1.875 l de combustível com a utilização deste tipo de veículo.

Além do lado prático e económico, a disponibilidade de modelos 100% elétricos permite às empresas respeitarem mais facilmente compromissos ambientais, nomeadamente os assumidos no Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Lisboa.

Por isso, a Nissan Portugal está a avaliar o interesse de potenciais clientes para decidir se irá disponibilizar esta versão da 100% elétrica e-NV200 no nosso mercado.

A Voltia, em parceria com a Nissan prepara-se para produzir dez mil unidades para distribuição em toda a Europa, tendo já assegurado acordos de produção em França e no Reino Unido.

Nissan e-NV200 XL Voltia

De acordo com Juraj Ulehla, diretor administrativo da Voltia, esta parceria representa “uma visão comum de que a evolução do segmento dos veículos comerciais ligeiros (VCL) será crucial para facilitar uma entrega direta ao consumidor sustentável e económica, tanto para grandes como para pequenas empresas”.

Dez mil Nissan e-NV200 encomendados pelas empresas em ano e meio

Para Manuel Burdiel Alvaro, diretor geral de vendas e desenvolvimento do negócio de VCL para a Europa da Nissan, “o segmento de comerciais ligeiros desempenhará um papel fundamental na otimização das entregas urbanas de última milha rumo a um futuro mais sustentável”.