Para convencer os mais cépticos, a Nissan assegura que a taxa de fiabilidade do Leaf e das suas baterias é de 99,99% a nível europeu.

É que se um dos grandes entraves à expansão dos veículos eléctricos é a sua autonomia, outra desconfiança dos consumidores é a fiabilidade das baterias, nomeadamente a capacidade de manterem níveis de carga elevados após alguns anos de utilização.

Com somente três componentes principais – carregador de bordo, inversor e motor – o Nissan LEAF é também 40 por cento mais económico em manutenção quando comparado com as alternativas alimentadas por motores a gasolina ou gasóleo.

TCO: Elétrico (Nissan LEAF) vence híbrido e dieselnissan leaf bateria fiabilidade

Com 165 mil unidades, o Nissan LEAF o automóvel eléctrico mais vendido do mundo. Lançado na Europa em 2010 e com mais de 35 mil unidades vendidas no Continente, os dados apurados relativos à sua utilização revelam que a quase totalidade das baterias do LEAF continuam totalmente aptas para desempenhar a sua função.

A taxa de avarias de todo o conjunto da bateria e sistema elétrico é inferior a 0,01 por cento, sendo portanto “mais fiável do que um motor a gasolina ou a gasóleo, de acordo com as médias da indústria”, acrescenta em comunicado.