Dependendo do tipo de modelos que compõem a oferta em Portugal, estas são as resposta da Nissan às dúvidas mais frequentes sobre a sua oferta elétrica em Portugal:
1- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido
É possível substituir a bateria completa, o que é muito raro ser necessário, ou individualmente os módulos da bateria.
Em qualquer dos casos a rede de concessionários Nissan está habilitada para o fazer
2 – Duração prevista da operação, incluindo o prazo expectável para ter a bateria em Portugal
Demora 2 a 3 horas de mão-de-obra para a troca da bateria completa.
O tempo de espera depende de o modelo de bateria em concreto existir ou não em stock no momento em que o cliente necessite.
3 – Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir
Todos os concessionários Nissan podem proceder à troca de baterias dos Nissan LEAF e e-NV200.
Estas operações exigem formação específica, que a Nissan ministra a toda a sua rede desde 2010
4 – Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada
São operações diferentes com especificidades próprias, pelo que não comparáveis.
5 – Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?
Numa manutenção preventiva, é substituído o filtro do ar condicionado, inspecionados os sistemas de travão, suspensão e direção e verificado o óleo da caixa redutora e o líquido do sistema de refrigeração.
Para além disso é feito um diagnóstico à bateria de lítio.
6 – Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?
Os automóveis elétricos têm uma baixíssima taxa de avarias, pelo que não é possível tipificar essas incidências.
7 – Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?
A troca de bateria de um Nissan LEAF, qualquer que seja a capacidade da sua bateria, custa 7.000 euros a que acresce os custos de instalação e o IVA.
SIGA AS LIGAÇÕES para ver a resposta de outras marcas: