Em alturas difíceis, é obrigatório cortar algumas despesas. Os carros surgem logo como uma das primeiras hipóteses. Mas não tem que ser sempre assim.
Há uma forma de continuar a ter os carros e ter dinheiro da empresa disponível para outras coisas.
Se é uma empresa de distribuição, precisa de dinheiro para cobrir alguma despesa, mas não pode deixar de ter os carros.
É uma empresa com vendas. Um dos seus comerciais utiliza o carro todos os dias e por isso não pode retirá-lo de repente.
Estas circunstâncias acontecem todos os dias nas empresas. O balanço entre o dinheiro que se tem e o que se pode gastar é difícil de fazer – como na vida pessoal.
A opção certa não é comprar
O problema é a forma como se adquirem as viaturas para a empresa.
Quando compra o carro para a sua empresa, está a gastar dinheiro que podia ser utilizado para outras despesas.
Esse investimento pode ser aquela pessoa que falta na sua equipa. Pode ser o vendedor que lhe vai aumentar a faturação em 30%. Pode ser o produtivo que fazia falta para melhorar o produto. A/o administrativa/o para o ajudar nas tarefas mais chatas.
Como foge o dinheiro
O problema ainda se agrava mais se recorrer a crédito.
Imagine que pede 100 mil euros para comprar 5 carros. Mesmo que consiga uma boa taxa de juro, terá que ter o dinheiro para a entrada dessas viaturas. Agora pense: esse podia ter sido utilizado para outras coisas.
Os 2 problemas de comprar carro
Quando pede dinheiro emprestado para comprar viaturas, fica com dois problemas:
- As viaturas ficam no activo da empresa
- Fica com um empréstimo contraído
O que é que acontece depois? Quando tiver que voltar a pedir financiamento, a sua situação de solvabilidade e de risco de incumprimento junto do banco aumentaram. Não há crédito para outras coisas.
Solução: renting
A melhor forma de ter uma viatura é olhar para ela como um serviço. E isso só se consegue através de financiamento especializado.
A melhor opção é o renting, onde não é preciso dar entrada nem ter preocupações em vender o carro no final.
Ao ter uma mensalidade fixa durante o tempo que usa o carro, já sabe que aquela é a única despesa que tem. E, para o banco, a sua situação vai sem dívidas de crédito automóvel.
Resumindo, existe uma solução melhor para as viaturas da sua empresa. Estas não têm que estar consideradas no imobilizado. A sua capacidade de investimento vai aumentar.