O trabalho de um gestor de frota é mais do que administrar carros.

Tem de gerir pessoas e as suas diferentes sensibilidades e, cada vez mais, saber lidar com dados e rentabilizar a informação recolhida.

Estes são princípios básicos que deve seguir:

 

 

  • Reunir e manter atualizado o maior conjunto de dados sobre as viaturas e utilizadores. Vão revelar-se úteis em cada avaliação que tiver de fazer e para sustentar decisões;

 

  • Manter uma frota flexível para que possa ajustá-la rapidamente em função das necessidades da empresa, assim como adaptá-la a variações fiscais, exigências ambientais ou ciclos económicos adversos;

 

  • Antecipar e dirimir conflitos que, de algum modo, possam refletir-se sobre a utilização do veículo. Pelo mesmo motivo, assegurar a satisfação do utilizador em relação à viatura que lhe foi atribuída;

 

  • Manter o condutor seguro, formado e informado, estimulando e corresponsabilizando-o na operacionalidade e eficiência da frota;

 

  • Ser imparcial e inflexível, sem perder de vista as necessidades de negócio e o rumo da empresa;

 

  • Dialogar e promover uma boa relação com todos os departamentos, em especial com o dos recursos humanos e o departamento jurídico;

 

  • Manter-se informado quanto a novas soluções e/ou serviços. Só avançar depois de se certificar que reúne todas as condições para o fazer, nomeadamente legais;

 

  • Antecipar e estimular novas soluções de mobilidade, mais económicas e ambientalmente sustentáveis, nomeadamente promovendo a partilha de viatura ou a utilização de outros meios de transporte.