O trabalho de um gestor de frota é mais do que administrar carros.
Tem de gerir pessoas e as suas diferentes sensibilidades e, cada vez mais, saber lidar com dados e rentabilizar a informação recolhida.
Estes são princípios básicos que deve seguir:
- Reunir e manter atualizado o maior conjunto de dados sobre as viaturas e utilizadores. Vão revelar-se úteis em cada avaliação que tiver de fazer e para sustentar decisões;
- Manter uma frota flexível para que possa ajustá-la rapidamente em função das necessidades da empresa, assim como adaptá-la a variações fiscais, exigências ambientais ou ciclos económicos adversos;
- Antecipar e dirimir conflitos que, de algum modo, possam refletir-se sobre a utilização do veículo. Pelo mesmo motivo, assegurar a satisfação do utilizador em relação à viatura que lhe foi atribuída;
- Manter o condutor seguro, formado e informado, estimulando e corresponsabilizando-o na operacionalidade e eficiência da frota;
- Ser imparcial e inflexível, sem perder de vista as necessidades de negócio e o rumo da empresa;
- Dialogar e promover uma boa relação com todos os departamentos, em especial com o dos recursos humanos e o departamento jurídico;
- Manter-se informado quanto a novas soluções e/ou serviços. Só avançar depois de se certificar que reúne todas as condições para o fazer, nomeadamente legais;
- Antecipar e estimular novas soluções de mobilidade, mais económicas e ambientalmente sustentáveis, nomeadamente promovendo a partilha de viatura ou a utilização de outros meios de transporte.