O Peugeot 208 é o modelo com os menores custos de utilização do conjunto analisado pela 4Fleet. O uso desta viatura fica por 20.250 euros ao longo de 48 meses e 120 mil quilómetros, ou 16,88 euros por cada 100 quilómetros.
Este trabalho complementa um outro publicado recentemente: “Ford Fiesta com TCO mais baixo nos citadinos a gasolina”
O modelo da marca francesa vence porque tem o preço mais baixo (18.080 euros) e, ao mesmo tempo, também o valor residual mais alto (46%). Com estes dois factores conjugados, consegue uma depreciação menor. Essa permite-lhe ter os valores de manutenção e de combustível acima da média, sem com isso perder força para se sagrar o modelo mais barato ao longo do período consagrado nesta análise.
Logo a seguir, e ainda dentro dos 20 mil euros, está o Opel Corsa, com uma curtíssima margem de 358 euros no custo total de utilização. É o modelo com menores custos de combustível e também o que paga menos IUC, devido ao seu motor de 1.3 CDTi.
Peugeot 208 e Opel Corsa são os únicos modelos com custos abaixo dos 20 mil euros. A média de todos os modelos é mesmo de 21.196 euros e os outros três – Nissan Note, Ford Fiesta e Volkswagen Polo – estão todos acima dela. O Ford Fiesta consegue ser aquele que menos custos tem com pneus e o Volkswagen Polo os melhores valores de manutenção.
O Nissan Note aparece para mostrar como se consegue um bom resultado final sem ser o melhor em qualquer campo de análise do TCO. Fica em terceiro lugar, com 21.529 euros de custo.