O preço do gasóleo em Portugal está pela primeira vez, desde 2009, abaixo de 1 euro por litro. Mas vai subir a 1 de Janeiro de 2015.
Os combustíveis vão ficar mais caros em 2015 por causa do agravamento das taxas fiscais que incidem sobre os produtos petrolíferos (LER: Reforma fiscalidade ambiental: Imposto produtos petrolíferos), mas a descida do preço do barril de petróleo faz com que o litro de gasóleo esteja a ser vendido, em alguns postos de abastecimento “low-cost”, abaixo de 1 euro.
Este valor é o mais baixo desde 2009, altura em que o barril de Brent, que serve de referência à maioria dos mercados europeus, chegou a ser comercializado abaixo dos 40 dólares. Desde meados de Julho de 2014 que o custo por barril tem sofrido uma descida acentuada de preço, desde então perdendo quase metade do seu valor.
Do meio de Dezembro ao dia de Natal de 2014 o seu valor oscilou entre os 55 e os 57 dólares por unidade.
Com reflexos diretos sobre o preço dos combustíveis, o custo médio do gasóleo em Portugal é atualmente de 1,10 euros, quando, exatamente há um ano, era de 1,374 euros. O máximo histórico do preço deste combustível aconteceu a 31 de Agosto de 2012, data em que o litro atingiu 1.547 euros.
Segundo o site da Direcção-Geral de Energia e Geologia, os postos de abastecimento do Pingo Doce e do Intermarché de algumas zonas do País são aqueles que estão a vender o gasóleo e a gasolina 95 aos valores mais baixos do mercado.