A menor diferença entre o preço dos combustíveis (gasolina vs Diesel) aliada ao reforço de uma oferta de motores a gasolina mais ecológicos, económicos e com potências mais convidativas, lança sempre a dúvida sobre qual a escolha mais favorável. O TCO DataExpertise, utilizado neste comparativo, é uma ferramenta fundamental de análise e de apoio à decisão.

Para análise, foram seleccionados quatro utilitários, representativos do mercado nacional, nas suas versões gasolina e Diesel, para um prazo contratual de 48 meses e 120 mil quilómetros.

O estudo revela que as versões Diesel são claramente as vencedoras. Nestas versões as diferenças dos custos de utilização por cada 100 km são mínimas, situando-se nos 16 euros (ver tabela comparativa). O custo médio de utilização das versões a gasolina é mais elevado, iniciando-se nos 18 euros, representando assim um incremento direto de dois euros por cada 100 km percorridos.

Embora sem grande diferença para os seus concorrentes diretos, o Renault Clio 1.5 dCi leva vantagem neste estudo, seguido no pódio pelo Opel Corsa 1.3 CDTi e pelo Peugeot 208 1.6 BlueHDi. Nas versões a gasolina, os modelos franceses trocam de posição, sendo o lugar mais alto do pódio ocupado pelo Peugeot 208, enquanto o Opel Corsa e o Volkswagen Polo mantêm a mesma posição (2.º e 4.º lugar, respetivamente).

Na realidade, o utilitário francês – Renault Clio 1.5 dCi – é aquele que apresenta maior coerência, revelando-se o mais económico nos valores de manutenção, pneus e consumos.

 

O que importa avaliar?

A imagem de marca, os custos de utilização e, principalmente, a facilidade de revenda no final do contrato são fatores claramente influenciadores no cálculo do valor residual. Assim, a desvalorização do veículo é o fator com maior peso no cálculo do TCO.

O segundo fator com maior peso num TCO é sem dúvida o consumo. Analisados à data de hoje, os preços da gasolina e do gasóleo estão relativamente próximos (cerca de 16%), mas a diferença dos consumos médios declarados entre gasolina e gasóleo cifra-se na ordem do litro (25%), o que, ao final de 120 mil quilómetros percorridos acaba por evidenciar uma diferença significativa entre as duas variantes.

Em relação à manutenção, o TCO DataExpertise revela valores bastante próximos para cada um dos modelos, pelo que tem reduzido impacto nas contas finais. Os valores de manutenção nas versões a gasolina variam entre 100 e 300 euros em relação às versões Diesel.

Por último, no que respeita aos pneus e graças à homogeneidade das medidas dos vários modelos, os valores são igualmente bastante próximos. Vantagem para as versões com jantes de 15 polegadas e desvantagem para quem “foge” das medidas mais comuns.

Em resumo, independentemente do esforço tecnológico aplicado aos motores a gasolina, os modelos utilitários presentes neste estudo comparativo, revelam que a opção Diesel é economicamente mais vantajosa.