No estudo publicado na edição de Setembro de 2014 da FLEET MAGAZINE, as versões mais familiares (carrinhas) do Auris com motor diesel de 90 cv são as que apresentam custos de utilização mais baixos, entre um conjunto de modelos do segmento.
Nos custos totais de utilização apurados pela 4Fleet, o uso da versão Comfort (já com AC no equipamento) fica por 25.856 euros ao longo de 48 meses e 120 mil quilómetros, ou seja, 21,55 euros por cada 100 quilómetros.
Os modelos japoneses com este motor vencem o comparativo graças ao preço de aquisição mais baixo (24.250 euros, quando ao nível de equipamento Active é acrescentado o AC ou 25.450 euros no nível Comfort), mas também devido ao bom valor residual (na média do conjunto, 46%) e ainda pela poupança gerada na troca de pneus.
É sobretudo a poupança gerada com o valor dos pneus que dá vantagem à carrinha do Auris com motor 1.4D-4D.ÂÂÂÂ Contrariamente ao que acontece com os restantes modelos analisados, que dispõem de jante de 16″ e 17″, os Auris 1.4D-4D vencedores têm montados pneus 195/65R15H.
Tanto assim é que essa vantagem desaparece quando este mesmo modelo é analisado com o “Pack Sport”, que inclui jante de 17″ (215/45R).
Os ganhos anteriores acabam por esbater custos com a manutenção acima da média (devido ao preço da mão de obra e às revisões periódicas de 15.000 Km / 12 meses) e com o combustível, o que se encontram entre os mais elevados do grupo.
Bastante bem colocado e com um custo por cada 100 km praticamente igual (21,56 euros, face aos 21,55 do Auris Comfort), estão as station wagon do novo Peugeot 308 com motor 1.6 HDI (92 cv) e do Ford Focus 1.6 TDCi (115 cv), ambas nos níveis mais elevados de equipamento. A viatura francesa consegue o feito graças a um valor de depreciação acima da média (igual ao da VW Golf Variant 1.6 TDI 105 Confortline), mas também pela economia gerada com os pneus e com o combustível. A favor do Focus joga o preço de aquisição e sobretudo a despesa com a assistência, que é a mais baixa do conjunto analisado.
Além de um reduzido valor de manutenção, logo atrás do Focus, o Renault Megane ST 1.5 dCi 110 Energy GT Line S/S é claramente o mais poupado no que toca aos custos com o combustível. Mas o preço de aquisição da versão analisada, um valor de retoma abaixo da média estudada e custos elevados com os pneus impedem-no de apresentar um melhor TCO.
Além do valor residual elevado, a VW Golf Variant 1.6 TDI 105 Confortline é o único modelo a apresentar custos abaixo da média do conjunto analisado.
Dececionante é a prestação de outro player tradicional do segmento, o Opel Astra Sport Tourer. Tanto quando observado com o motor mais baixo da gama, o 1.3 CDTi de 95 cv, como com a nova unidade diesel 1.6 CDTi. Torna-se mesmo interessante comparar os valores apontados para estes dois motores e perceber que, por exemplo, a vantagem obtida por um IUC mais baixo da versão 1.3 CDTi é totalmente absorvida pelos consumos menos elevados do 1.6 CDTi.