tco premium

A análise incide sobre familiares compactos com características de monovolume. Os modelos “premium” mostram uma competitividade inesperada

O estudo coloca frente a frente dois modelos premium claramente concorrentes e cinco automóveis de marcas generalistas, um dos quais com características crossover.

A presença do Nissan Qashqai é justificada pela versatilidade do modelo, mas também devido à aceitação que tem tido e que o tornaram no quinto modelo mais vendido em Portugal em 2014.

A análise evidencia como o preço e o valor residual não são os fatores decisivos para o apuramento dos custos totais de utilização ao longo de 48 meses/120 mil quilómetros.

É que, apesar do BMW Active Tourer apresentar um valor de aquisição mais elevado do que o crossover da Nissan, e até um valor residual inferior, os elevados custos de manutenção do Qashqai e a menor eficiência energética do motor 1.6 dCi face à nova unidade 1.5 de 3 cilindros da BMW, conferem vantagem ao modelo da marca bávara.

A isto não será também estranho o facto de todos os BMW novos beneficiarem de contrato de manutenção “BMW Service Inclusive”, com duração de 5 anos ou 100.000 km.

tco bmw serie2

 

VW Golf Sportsvan com VR baixo

Do estudo da 4Fleet ressalta o valor residual surpreendentemente baixo no carro da VW, que apresenta ainda custos de manutenção superiores à média do comparativo.

Surpresa é também o bom resultado do Ford C-Max, que beneficia do preço de aquisição mais baixo do comparativo e também do custo com os pneus. Contudo, o motor utilizado na análise já não é comercializado e foi substituído pelo bloco 1.5 TDCi de 120 cv.

Exceto no valor de depreciação apurado, o mais equilibrado do grupo de sete modelos analisados acaba por ser o concorrente mais direto do BMW Active Tourer 216D.

O Classe B da Mercedes, equipado com o motor de origem Renault na versão de 109 cv, revela sempre custos abaixo da média no que toca à manutenção, pneus e gastos de combustível.

Curiosamente, o Renault Scénic equipado com o mesmo motor é aquele que apresenta o TCO mais elevado, prejudicado que está no preço, depreciação e ainda nos encargos com os pneus.

Características dos modelos em análise

Cilindrada (cc) Potência (cv) Consumo (l/100km) Emissões (gCO2/km)
BMW F45 ACTIVE TOURER 216D 116 5P 1496 116 3,5 99
NISSAN QASHQAI 1.6DCI 130 VISIA 4X2 5P S/S 1461 110 4,4 90
FORD C-MAX 1.6 TDCI 115 TITANIUM EDITION 5P 1560 115 N/A 110
MERCEDES-BENZ B 180 CDI 109 5P 1461 109 4,1 108
VW GOLF SPORTSVAN 1.6 TDI 110 CONFORTLINE 5P 1598 110 3,9 101
OPEL ZAFIRA TOURER 1.6 CDTI 136 EXECUTIVE 5P S/S 1598 136 4,1 109
RENAULT SCENIC 1.5 DCI 110 BOSE EDITION 5P 1461 110 4,1 101