peugeot 208 1O segmento B a que pertencem os modelos presentes em mais uma análise da 4 Fleet representam sensivelmente 37% das vendas de carros novos em 2015.

Trata-se de uma classe que conheceu alguns modelos novos no ano passado, casos do Peugeot 208 e Opel Corsa.

Foi também o primeiro ano de comercialização completo de algumas renovações importantes como o Toyota Yaris ou o VW Polo.

O presente TCO, calculado para um prazo de 48 meses e uma quilometragem anual de 30 mil quilómetros, inclui a substituição de 10 pneus.

Não foram contabilizados eventuais extras, valorizando apenas os equipamentos de série incluídos.

Para o cálculo do custo de combustível, como habitualmente, foi utilizado o consumo misto/combinado indicado por cada fabricante.

TCO utilitários diesel 2016

Valor residual influencia resultado

O Peugeot 208 de 5 portas, com motor 1.6 BlueHDI de 75 cv, versão Style, mostrou ter o TCO mais reduzido devido a um conjunto de fatores, o mais importante dos quais um valor residual mais elevado.

Independentemente da qualidade do modelo, a valorização deste parâmetro deve-se em parte ao facto de ser o modelo com a cilindrada mais elevada entre as unidades em análise.

A importância deste item fica bem vincada no facto de, quer pelos custos de manutenção, quer pelo dos combustíveis, o Peugeot 208 apresentar valores acima da média deste estudo TCO.

Mais uma vez, no caso do Toyota Yaris 1.4 D-4D, é destacada a importância de os pneus e custos de manutenção poderem afetar os custos de operação de um modelo.

Se, no primeiro caso, a opção por uma versão mais básica, com pneus menos exigentes, contribui para a economia destes valores, já os custos de manutenção podem depender não apenas da periodicidade das manutenções, como do custo da mão-de-obra e de algumas peças de desgaste.

É precisamente o caso do Toyota Yaris, agravado também pela circunstância de ser, entre os seis do estudo, o que tem intervalos de manutenção mais curtos: 15 mil quilómetros, face aos 20 mil quilómetros do Fiesta e do 208 ou os 30 mil dos restantes.

Curiosamente, em estudo TCO publicado pela FLEET MAGAZINE em meados de 2014, igualmente realizado pela 4Fleet, o Peugeot 208, então com o motor 1.4 HDi, já tinha sido o modelo com os custos de operação mais baixos.

TCO utilitários diesel 2016