O Volkswagen Golf bateu, mais uma vez, os seus concorrentes da análise de custos totais de utilização que a Fleet Magazine apresenta todas as edições. A prestação foi boa em todos os sectores, mas o valor residual foi decisivo.

O custo total de utilização do Volkswagen Golf é de 26.267 euros. Muito perto dele ficaram o Mercedes-Benz Classe A (mais 53 euros) e o BMW Série 1 (mais 314 euros). O mais caro é o Lancia Delta, com um custo total de utilização de 29.283 euros. Quanto ao custo por cada 100 quilómetros, o Golf tem 21,89 euros, seguido do Classe A com 21,93 euros e o Série 1 com 22,15 euros. Logo depois vem o Audi A3 com 22,35 euros para cada 100 quilómetros, o Alfa Romeo Giulietta com 23,01, o Volvo V40 com 24,33 e o Lancia Delta com 24,4 euros.

Os grandes factores para este resultado do Volkswagen Golf prendem-se com o seu valor residual mas o preço também é decisivo. Por outro lado, importa referir que o Golf esteve sempre abaixo da média de todos os custos analisados pela 4Fleet, exceto para a manutenção.

PVP
Valor Residual
Depreciação
Manutenção
Consumos

TCO Golf

PVP

Como que a fazer prova de que nem sempre o modelo com o preço mais baixo é aquele que efectivamente fica mais barato, o Volkswagen Golf tem o Lancia Delta e o Alfa Romeo Giulietta com valores de aquisição mais baixos. Enquanto o Lancia fica por 26.000 euros, o Alfa custa 26.600 e o Golf 27.163 euros.

Valor Residual

Já no valor residual, é o Golf que, juntamente com o Audi A3 que apresenta uma desvalorização menos elevada. Ao fim dos quatro anos e 120 mil quilómetros que esta análise preconiza, mantém ainda 48% do seu valor inicial. A média entre os sete veículos em questão é de 45 por cento. Os que perdem mais valor são o Lancia Delta (41% do inicial) e o Volvo V40 (42%).

Depreciação

Em conjunto com o preço, o valor residual tem um impacto direto na depreciação, que representa o valor absoluto que o carro perde ao fim deste período de utilização. O Volkswagen Golf mantém a melhor prestação, perdendo apenas 14.125 euros do seu preço de venda ao público. A média é de 15.270 euros e o valor mais alto de depreciação é claramente do Volvo V40, com 17.359 euros perdidos ao fim do período contabilizado.

Manutenção

A manutenção é o único item onde o Volkswagen Golf se situa acima da média. De facto, apresenta o segundo valor mais alto de manutenção preconizada (3.205 euros), superado apenas pelo Volvo V40 (3.296 euros). Quem consegue o valor mais baixo de manutenção é a BMW, para o Série 1, com 2.039 euros previstos de oficina.

Consumos

Nos consumos, que para esta análise são considerados os mistos declarados pelas marcas, o valor mais baixo é do Volvo V40. Este gastará 6.294 euros para percorrer os 120 mil quilómetros considerados desta comparação, sendo que o Golf, o A3 e o Classe B precisam de 6.644 euros de gasóleo para a mesma distância. O carro que apresenta o consumo maior é o Lancia Delta, a precisar de 8.043 euros.

A presente análise, elaborada pela 4Fleet, refere-se à comparação de custos totais de utilização entre Alfa Romeo Giulietta, Audi A3, BMW Série 1, Lancia Delta, Mercedes-Benz Classe A, Volkswagen Golf e Volvo V40 nas versões a diesel. O TCO foi calculado para o prazo de 48 meses com uma quilometragem anual de 30.000 km (o que se traduz num total de 120.000 kms no final de quatro anos) e inclui a substituição de 10 pneus.

(originalmente publicado na edição nº 17 da Fleet Magazine. Veja o PDF aqui)