O Toyota Urban Cruiser é o novo B-SUV 100% elétrico da marca japonesa, inserido no segmento a que pertence um dos modelos mais vendidos em Portugal, o Peugeot 2008.

Com dimensões compactas pouco superiores às do Toyota Yaris Cross, tem na habitabilidade um dos seus pontos fortes, graças a uma distância entre eixos de 2,7 metros, mais 14 cm do que a distância entre eixos do Yaris Cross.

Outra das características é a capacidade de manobra, uma vez que reivindica um raio de viragem reduzido, de apenas 5,2 metros.

Além da presença simultaneamente sofisticada e robusta, o carro, que herda o nome de um anterior modelo da Toyota lançado em 2010, deve despertar o interesse das empresas pela sua mecânica 100% elétrica, alimentada por dois modelos de bateria que utilizam tecnologia de fosfato de ferro-lítio, conhecida pela sua durabilidade e segurança.

O Toyota Urban Cruiser está assente numa nova plataforma e pode possuir tração dianteira (FWD) ou tração integral, com adição de um motor elétrico de 48 kW no eixo traseiro (AWD), estando esta última versão disponível apenas em determinados mercados:

FWD FWD AWD
Capacidade da Bateria 49 kWh 61 kWh 61 kWh
Potência 106 kW / 144 cv 128 kW / 174 cv 135 kW / 184 cv
Binário 189 Nm 189 Nm 300 Nm

A estreia está agendada para 15 de janeiro de 2025 no Salão Automóvel de Bruxelas, onde serão revelados mais detalhes sobre o modelo.

Com 4,29 metros de comprimento, por 1,8 metros de largura, o Toyota Urban Cruiser  é ligeiramente mais curto e mais largo do que o Peugeot E-2008. Tem também cerca de 9 cm a mais de altura do que o B-SUV da Peugeot e apresenta quase mais 10 cm de distância entre eixos.

O design minimalista do painel de instrumentos integra uma tela digital de 10,25 polegadas e um sistema multimídia controlado através de um ecrã de 10,1 polegadas, com navegação baseada em dados de tráfego em tempo real.

A nova plataforma dedicada aos veículos elétricos a bateria permite distribuir a bateria ao longo do piso e libertar mais espaço para os passageiros.

O sistema de bancos traseiros deslizantes, rebatíveis numa configuração 40:20:40 e que podem também ser reclinados, permite optar entre oferecer mais espaço para os passageiros ou dispor de mais capacidade de mala.

No domínio da habitabilidade, a Toyota não hesita em afirmar que o Urban Cruiser rivaliza com um C-SUV.

Naturalmente está dotado de um conjunto de sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor. Aqui se incluem um sistema de pré-colisão, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de saída da faixa de rodagem e assistência à manutenção na faixa de rodagem.

Beneficiando já de uma posição de condução elevada, o condutor pode também contar com câmara de 360 graus para melhorar a visibilidade ao manobrar em pisos irregulares ou ao estacionar em espaços apertados.

A Toyota equipou o Urban Cruiser com soluções para simplificar a experiência com veículos elétricos, como o sistema de recarga doméstica HomeCharge e a aplicação MyToyota, que ajuda a monitorar o estado da bateria, localizar estações de carregamento, agendar e monitorizar  carregamento.

Inspirado no conceito Urban SUV, o Urban Cruiser é uma aposta estratégica da Toyota para se destacar no competitivo e crescente mercado europeu de SUVs. Comprometida com a mobilidade sustentável, até 2026 a marca japonesa terá 15 veículos com emissões zero na sua gama, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.