Dependendo do tipo de modelos que compõem a oferta em Portugal, estas são as resposta da SIVA às dúvidas mais frequentes sobre a oferta elétrica da Volkswagen e da Audi em Portugal:
1- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido
Nos modelos das nossas marcas, as baterias de tração são constituídas por várias células agrupadas em módulos, que depois de ligados entre si constituem a bateria.
No momento atual, estamos autorizados pelos fabricantes para que, na reparação de uma bateria se possam trocar módulos que se encontrem danificados.
De momento ainda não fazemos a substituição das células.
O processo de abertura/substituição da bateria obriga a desligar a alta tensão do veículo e a remoção da bateria de tração do veículo para esta ser “intervencionada”
2 – Duração prevista da operação, incluindo o prazo expectável para ter a bateria em Portugal
Neste momento não estamos autorizados a ter baterias de tração em stock.
Em caso de necessidade, é encomendada aos armazéns centrais em Kassel e é enviada por camião.
Demora cerca de 5 dias da encomenda à chegada da bateria à oficina.
A remoção e instalação da bateria de tração do veículo demora cerca de 4 horas.
Para a substituição de um módulo danificado, deveremos acrescentar cerca de 1 hora
3 – Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir
Neste momento apenas o centro técnico da SIVA – Azambuja – está autorizado a efetuar intervenções em baterias de alta tensão.
Para efetuar este tipo de intervenção os técnicos têm que estar certificados pelo fabricante.
Num futuro próximo iremos criar centros de reparação de baterias em algumas oficinas autorizadas, de forma a acompanhar o crescimento do parque circulante de veículos elétricos.
4 – Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada
Enquanto um motor térmico pode ser reparado, neste momento não são possíveis reparações de máquinas elétricas, exceção feita ao conjunto de transmissão (grupo diferencial e engrenagem de accionamento).
Considerando o tipo de máquina elétrica utilizada e o seu custo, fará mais sentido trocá-la como um todo em vez de efetuar reparação.
5 – Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?
Não existem processos de manutenção específicos para os veículos elétricos/híbridos para além do controlo do nível do liquido de refrigeração da bateria e, caso exista do liquido de refrigeração da máquina elétrica.
6 – Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?
O parque circulante existente não permite tirar qualquer tipo de conclusão relativa a avarias ou quais as mais frequentes.
Fazendo um paralelo com os veículos com motor térmico, o tema mais sensível será sempre o software, não só pela importância que tem no automóvel mas também pela necessidade legal de validar/homologar com as autoridades da UE quaisquer alterações que sejam necessárias. Criar o programa é fácil, obter a sua homologação demora muito tempo.
7 – Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?
Cerca de 9.000 euros (sem IVA), em média.
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